Twitter Updates



     
      Lazer e Esporte

    Torneio de Férias

    O Torneio de Férias de Rio Pomba teve início em 1968. Antes de sua criação, seus idealizadores realizavam, entre amigos, partidas de futebol que normalmente aconteciam no período de férias ou em feriados prolongados. Com aproximadamente 25 participantes assíduos da conhecida “pelada” das férias, assim denominada pelos seus participantes, este encontro começou a ganhar força e a conquistar adeptos no ano de 1967. No final desse mesmo ano, devido ao grande número de pessoas interessadas em participar do evento, ficaram de fora mais ou menos umas 15 pessoas.

    O símbolo que representaria o Torneio de Férias foi elaborado por Luiz Fernando Prata Fernandes, um dos fundadores do evento. Este retrata exatamente o motivo pelo qual eles instituíram o torneio: de um lado, um estudante em uma carteira e, de outro, praticando esporte. Ou seja: passado o tempo de aula, o período de férias era dedicado ao esporte. Quanto às cores dos times, estas foram escolhidas de acordo com o jogo de camisa que cada equipe conseguiu para a primeira edição. As cores permanecem até hoje. São elas: vermelho e branco (Estrela Vermelha), azul celeste e preto (Mundial), verde e branco (Tamoios) e azul e branco (Vingador). O sorteio e a tabela do evento foram feitos no Clube Praça de Esportes.

    No mesmo local, foi prometido para o evento, brindes e refrigerantes para arrecadação de fundos para o Torneio de Férias. Na edição do jornal “O Imparcial” do dia 07 de julho de 1968, publicava-se a primeira notícia a respeito do Torneio de Férias de Rio Pomba. Esta se referia ao sorteio e aos preparativos para os jogos. A primeira edição do Torneio de Férias contou com o número de 160 atletas. Foram disputadas as seguintes modalidades: futebol, basquetebol, natação (masculinas) e voleibol (feminina). As modalidades basquetebol, natação e voleibol foram realizadas no Clube Praça de Esportes e o futebol no América Atlético Clube.

    Os jogos eram realizados apenas as terças, quintas-feiras, sábados e domingos. Nos dois primeiros torneios, a arbitragem foi composta por pessoas da cidade. Só a partir do terceiro ano, passou a ser convocada arbitragem de fora. Já na sua 2ª edição, o Torneio de Férias encontrava-se consolidado e conquistava, cada vez mais, novos adeptos. E isso ocorre ate os dias de hoje!

     

    Agita Rio Pomba

    Projeto da prefeitura que atende ao público da melhor idade, com caminhadas e exercícios orientados por um profissional habilitado e capacitado. Contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos participantes.


    Copa Rio Pomba de Futebol Amador

    Realizado anualmente, é um incentivo ao futebol amador, oferecendo lazer e integração dos bairros participantes. Cerca de 450 atletas participam do campeonato.

     

    Copa Panorama de Futebol Regional

    Organizada pela TV Panorama (sucursal da Globo) de Juiz de Fora, é a maior copa de futebol amador da região da Zona da Mata, Vertentes e Mantiqueira. O Pombense é o time representante da cidade no campeonato e é dono do título de 2010.

     

    Torneio Rosário Central

    Futebol de várzea juvenil, organizado pelos pais dos participantes, com o apoio da prefeitura. Reúne oito equipes dos seguintes bairros: São José (Fomento), N.S. das Graças (Pedreira), N.S. Rosa Mística, Mário Cabrini (morro do cemitério) e do Rosário.

     

    Torneio de Malha

    Pombense Malha Clube. Com o apoio da prefeitura de Rio Pomba, participam anualmente da Liga de Malha de Juiz de Fora. A liga reúne nove times da região.

     

    Programa 2º Tempo:


    O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.


    Em Rio Pomba, funciona na escola Padre Manoel Jesus Marinho.

    Objetivos específicos:
    - Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
    - Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;
    - Desenvolver valores sociais;
    - Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
    - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde);
    - Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).

    Fonte: Ministério do Esporte.


    Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI)


    O JIMI é um projeto do Governo de Minas que tem como objetivo aumentar a participação da juventude em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. A idade mínima de participação é de 16 anos completados no ano da competição. A prefeitura de Rio Pomba apoia o projeto.
    Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

    Maior e mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio. A Prefeitura de Rio Pomba apoia o projeto.