27/03/2020 às 14:56:58
    Dúvidas sobre o coronavírus? Se informe sobre a doença e nos ajude com a proteção!

créditos: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

RIO POMBA EM AÇÃO!

Dúvidas sobre o Coronavírus?

Diante do cenário atual, surgem muitas dúvidas relacionadas a doença e as medidas que estão sendo adotadas para conter a proliferação do novo Coronavírus, Covid-19, em nosso município.

Por isso, o Munícipio de Rio Pomba disponibilizou vários canais de informação aos cidadãos: o fale conosco no site oficial (portal.riopomba.mg.gov.br), nossas redes sociais e ainda um canal de atendimento telefônico, que tem a função de esclarecer dúvidas, denúncias e também sugestões, através do 3571-1428.

Listamos abaixo as dúvidas mais frequentes relacionados ao assunto.

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Como o coronavírus é transmitido?

A disseminação é feita de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação se dá por gotículas de saliva, espirro, tosse, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) ou no contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A transmissão dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

E se eu estiver gripado ou infectado pelo coronavírus como devo proceder?

Em ambos os casos: fique em casa! A orientação é ficar em casa por mínimo duas semanas, mas atenção, se o caso evoluir, apresentando sintomas como falta de ar, tosse forte e febre alta que não passa tomando dipirona ou paracetamol, é necessário procurar ajuda médica.

Vale destacar que o PSF 2, ao lado do Hospital está permanecendo aberto de segunda a sexta-feira, de 07h às 22 horas, atendendo exclusivamente esses casos. Estão sendo priorizados neste momento, os casos de urgência e emergência!

Qual a importância do Boletim Diário?

O boletim, publicado diariamente às 18h, atualiza as informações e a evolução dos casos de coronavírus em nossa cidade e tem como objetivo, apresentar os dados de casos suspeitos, confirmados e descartados.

Vale lembrar que os casos suspeitos ficam em investigação e podem evoluir em 7 ou 14 dias. Como ainda não existem testes para todos no Brasil, a orientação do governo é que eles sejam feitos em pacientes hospitalizados. Desta forma, é extremamente importante que todos fiquem em casa, já que não sabemos instantaneamente se existe um caso confirmado ou não, com isso é grande a chance que, mesmo sem saber, o cidadão positivo para doença passe a ser um transmissor nas ruas, aumentando o número de infectados. Então, a regra geral é: fique em casa e evite a contaminação!

E o decreto municipal, está valendo após o pronunciamento do presidente?

Sim. Prevalece o nosso decreto que está em vigor. Com isso todos os comércios devem permanecer fechados e os cidadãos devem permanecer em casa. Sabemos da preocupação comercial e empresarial, mas se a doença se espalhar em nosso município, o prejuízo a vida será inevitável, pois temos poucos leitos preparados para um possível surto, assim como em todo o mundo. Pedimos a compreensão dos empresários e autônomos, pois o nosso objetivo é preservar vidas, principalmente dos nossos idosos e crianças e, em um segundo momento, iremos dispor de todos os recursos necessários para fomentar a economia local e manter a renda e os empregos da população.

Em relação a vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos. É verdade que ela está sendo feita de casa em casa?

Sim! Nossas equipes de saúde estão percorrendo as ruas do município acompanhadas de um carro de som, avisando o momento da vacinação naquele local. Portanto, a orientação é que todos fiquem em casa, principalmente os idosos, pois se enquadram no grupo de risco do Coronavírus.

Ouvi dizer que os casos possíveis de Dengue também são preocupantes?

Sim. Estamos preocupados com situação da dengue, já que as equipes de combate a endemias estão encontrando muitos focos nas residências. Por isso, é primordial que o cidadão esteja atento e aproveite esse período de isolamento em casa para reforçar as medidas de prevenção, eliminando os pontos de água parada e consequentemente os focos. A preocupação é que as pessoas que por ventura vier a se contaminar por dengue, no hospital poderá se infectar também pelo coronavírus, prejudicando ainda mais o quadro. Precisamos de todos neste momento, pare agora e faça uma verificação em sua casa. O momento é ainda mais delicado e precisamos unir forças também contra a dengue.

Se informe sobre a doença e faça a sua parte! Fica em casa!

Juntos Podemos Mais!

Dúvidas, sugestões, reclamações ou denúncias

Canais de Comunicação Municipal:

E-mail: contato@riopomba.mg.gov.br

#ficaemcasariopomba #coronariopomba #riopomba #mg #prefeitura #COVID19 #coronavirus #corona #coronavirusbrazil #covid_19 #idosos #nossocompromissoéasaúde