20/11/2019 às 15:13:23
    Em uma ação pioneira na região, Município de Rio Pomba firma convênio com o IBGE

créditos: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O Município de Rio Pomba mais uma vez sai na frente em uma ação pioneira e inédita na região, através da formalização de um convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Essa importante parceria foi firmada durante uma reunião realizada no último dia 11/11, com a Diretoria do IBGE, na sede da Coordenação Operacional dos Censos, na cidade do Rio de Janeiro.

Participaram da reunião, além do Secretário Municipal de Saúde, Gilberto dos Santos, a Coordenadora Operacional dos Censos, Maria Vilma Salles Garcia; o Assessor da COC, David Montero Dias; o Coordenador do Cadastro Nacional de Endereços para fins Estatísticos, Wolney Cogoy de Menezes e o Analista, Fernando Soares.

O convênio foi firmado através da Confederação Nacional de Municípios – CNM, e tem como objetivo contribuir para a realização do Censo Demográfico 2020, importante para o município, já que é através dessas informações, que são calculados os recursos federais destinados para cada cidade, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Esta parceria é fundamental para o planejamento urbano, através de políticas públicas existentes e para resguardar o município na adequação ao novo modelo de financiamento da Atenção Básica da Saúde proposta pelo Ministério da Saúde. Além da possibilidade de se conseguir junto à Fundação IBGE acesso ao "know how" na utilização de equipamento portátil de coleta de dados e georreferenciamento das informações da Saúde. Somos uma das poucas cidades pequenas no país que buscou essa parceria, um motivo de orgulho para todos nós e o que sinaliza que estamos no caminho certo”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto dos Santos.

O município também foi convidado a participar do Seminário de Qualificação: Censo 2020, que será realizado no próximo dia 09/12, em Belo Horizonte.

Na foto, o Secretário de Saúde, Gilberto dos Santos, o Assessor do IBGE David Montero Dias e o ex-chefe do IBGE em Rio Pomba, Carlos Eduardo da Costa Araújo.

Sem dúvida, é mais um importante passo para o desenvolvimento ainda maior do município!