17/10/2019 às 17:40:30
    Prefeito se reúne com Associação e pessoas ligadas a causa animal para traçarem medidas de proteção no município!

créditos: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Município de Rio Pomba, Marcos Pascoalino se reuniu nesta quinta-feira, 17, com secretários, servidores e pessoas ligadas a causa animal para traçarem juntos o planejamento de projetos voltados principalmente para os animais de rua.

Participaram do encontro a Presidente da Associação de Amigos e Protetores dos Animais de Rio Pomba – AAPARP, Rafaela Teodorica de Oliveira D’Olne; o Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa dos Animais da Câmara Municipal e idealizador do Projeto de Lei Aí Ki Cão, o vereador Jorge Martins; o Secretário de Saúde, Gilberto dos Santos; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alarcon Mendes, e demais servidores do Setores de Epidemiologia, Fiscalização, Cadastro e Vigilância Sanitária.

O foco principal do encontro foi traçar a metodologia e o planejamento a respeito da proteção animal no município, da atuação do Castramóvel e também o cadastramento e chipagem desses animais.

Da reunião, ficou definido que nos dias 07 e 08 de novembro, o Castramóvel já irá começar a atuar em Rio Pomba, onde serão castradas na ocasião, 90 cadelas – sendo 45 animais do Canil Municipal e as outras 45 vagas que serão indicadas pela AAPARP.

O objetivo do prefeito é que sejam realizadas três castrações no ano de 2020 através da própria Associação, que realiza um belo trabalho de proteção com o auxílio de voluntários no município.

Também ficou definido que o levantamento e cadastro dos animais, será feito através de uma parceria com alunos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) Campus Rio Pomba, em conjunto com os Setores de Epidemiologia, Fiscalização e Cadastro.

Satisfeita com o andamento dos trabalhos, a Presidente da AAPARP, destacou: "hoje foram tomadas importantes decisões no avanço para o controle e saúde dos animais de Rio Pomba. O objetivo da Associação é chegarmos a tal ponto, de não precisar mais de um canil municipal”, disse Rafaela.

O prefeito Pascoalino agradeceu os esforços de várias esferas que têm apoiado o projeto. “Agradeço a todos pelo apoio ao projeto. Essa parceria com o Ministério Público, Legislativo e Associação é extremamente importante para o controle sanitário, garantindo a segurança não só dos animais, mas também da própria população. Estamos felizes com os primeiros resultados e vamos seguir cada vez mais longe", ressaltou.