Twitter Updates



     
    Espalhe por aí                  Visualizações: 431


    24/08/2019 às 14:20:42
    Estamos comemorando 187 anos de Emancipação Política de RIO POMBA

    créditos:

    Como está Rio Pomba hoje? Assista o vídeo e fique por dentro das ações que estão acontecendo dentro da sua cidade!

     

    RIO POMBA TRANSPARENTE 2019

    A administração municipal apresenta o seu trabalho

     

    O mundo em que vivemos e os seres aos nosso redor estão em constante crescimento e evolução, um fato natural que nos move em direção ao desafio diário.

     

    RIO POMBA, está em constante crescimento, o nosso comércio evoluiu e acompanha a modernidade, nossa cadeia de produção leiteira cresceu e se atualiza, nossas industrias geram emprego e renda e nossas estruturas educacionais servem e atende centenas de estudantes da nossa região.

     

    Estamos comemorando 187 anos de Emancipação Política de RIO POMBA e neste momento festivo propomos uma reflexão sobre o presente e o futuro da nossa Cidade.

     

    Desde 2017, a atual administração adotou o processo de Gestão Técnica para garantir o programa de Políticas Públicas, assegurando os direitos de cidadania, garantindo o acesso à educação, segurança, saúde, desenvolvimento social dentre outros serviços através de uma gestão técnica e segura.

     

    Hoje queremos informar a todos os rio-pombenses que Rio Pomba está tranquila e estável, existe segurança governamental e estamos crescendo diante de toda dificuldade. Estamos construindo um Centro Cultural que irá abrigar a nossa Biblioteca Municipal e será palco de diversas apresentações culturais. Os alunos da Rede Municipal de Ensino estão em constante evolução de aprendizagem, a nota do IDEB cresceu de 5,8 em 2011 para 6,9 em 2018, ficando muito acima da média estadual. No Ensino Fundamental, passamos a atender mais alunos, de 687 em 2016 para 763 alunos em 2018, somando alunos do Ensino Fundamental e Infantil, Rio Pomba atende hoje mais de 1.200 crianças. A evolução da Educação Municipal é fruto desta administração e do trabalho e dedicação dos nossos educadores que também tiveram melhores índices segundo o sistema Mineiro de Avaliação Externa – SIMAVE, nossos alunos ainda contam com monitores de apoio no atendimento a crianças especiais, merenda escolar de qualidade e com acompanhamento de profissional nutricionista. Investimos em ações inéditas como a implantação de material didático, aquisição de brinquedos pedagógicos, instalação de um novo parquinho coberto, mais capacitação dos educadores e a parceria com Instituto Federal que oferece aos alunos ações esportivas, informatização, reforço de matemática e aulas recreativas. Ainda pela educação, adquirimos veículos novos para o transporte escolar e estamos mantendo nossa frota organizada e conservada através da reestruturação de rotas e o cadastro dos alunos que ficaram responsáveis pelos seus assentos dentro dos ônibus, evitando assim vandalismo e depredação do bem público.

     

    No Desenvolvimento e Assistência Social não foi diferente, o programa Pró-Criança, agora Juventude Ativa é mantido e os jovens estão atuando em diferentes setores da Prefeitura, adquirindo responsabilidades e experiência que valerão na busca pelo primeiro emprego. Os grupos de convivência voltados para as famílias, adolescentes e crianças cresceu, de 118 em 2016, para 240 famílias atendidas em 2018 semanalmente. Ainda são mantidos diversos grupos para todas as idades, como Zumba, Pintando e Bordando, Artesanato, Aeróbica, Capoeira, Bem Cuidar, somados são mais de 20 atividades diversas, atendendo mais de 500 pessoas por semana no CRAS. Estamos desenvolvendo um trabalho inédito que visa oferecer vagas de empregos aos cidadãos em parceria com a ACIRP e através deste projeto levantamos a demanda do comércio e indústria local para ofertar capacitação conforme a necessidade dos empregadores, só em 2018 foram mais de 120 cidadãos capacitados e são mais de 300 empregos ofertados.

     

    Na agricultura e pecuária Rio Pomba é referência em produção leiteira e o nosso rebanho está com alto padrão genético, resultado do trabalho realizado através do Programa Curral Bonito. Veja a família do senhor Marcelino Rodrigues, hoje eles têm um rebanho de qualidade, aumentou a produção leiteira e com isso passou a produzir derivados do leite em sua própria indústria, gerando emprego e renda e mantendo toda a sua família na fazenda (depoimento 0019). No caso do senhor Gladstone da Silva não foi diferente, ele iniciou com duas vaquinhas e hoje possui um rebanho de mais de 30 animais, produzindo grande quantidade de leite em uma propriedade de menos de um hectare, veja o depoimento do Virgílio, técnico da EMATER, (depoimento do Virgílio EMATER 0080); um sucesso total e isso só é possível através da qualidade e capacidade de produção do gado! O Jean Carlos foi mais além, o jovem empreendedor, filho de produtor rural, beneficiário do Programa Curral Bonito, investiu em um sistema moderno e amplo, ouça, (depoimento 0073), ele tem uma produção de mais de 30 quilos de leite por animal dia, gerando assim uma alta produtividade, empregos e novos negócios na região, veja o laudo técnico, (depoimento do Virgílio 0359). Tudo isso é resultado dos avanços do projeto em nosso município (Depoimento 0356). E não para por aí... o Curral Bonito além de ofertar sêmens de qualidade para os nossos produtores rurais, ainda oferece para a certificação e o controle genético o serviço de tatuagem, processo de marcação do gado, brincos, assistência veterinária, vacinação e a patrulha mecanizada, apoio com máquinas agrícolas para aração de terra e produção de alimento para o gado e encerrando o ciclo do programa, foi implantado em parceria com a EMATER a Feira Livre Municipal, é ponto de encontro de muitos rio-pombenses e é o local onde os nossos produtores rurais e artesãos podem comercializar os seus produtos direto para o consumidor final, um processo de grande valor. É o Município de Rio Pomba auxiliando nosso cidadão desde a produção até a comercialização da produção agrícola!

     

    No cuidado com o nosso Meio Ambiente, Rio Pomba hoje tem a segunda melhor nota do Estado em Área de Preservação Ambiental Municipal, segundo o IEF (i é efe), um resultado que reflete todo o trabalho e esforço da administração municipal e dos produtores rurais que aderem aos programas de preservação e vamos melhorar ainda mais, nossa cidade está inserida no projeto Conexão Mata Atlântica que visa a recuperação de áreas degradadas. Mas veja como evoluímos muito através do projeto PSA, pois até o momento já plantamos mais de 42 mil mudas de árvores nativas, são mais de 20 hectares de áreas recuperadas, mais de 40 hectares de topos de morros e nascentes cercadas e preservadas, construímos “barraginhas” e estamos dando suporte ao proprietário da terra com a manutenção e controle de pragas garantindo assim a eficiência do projeto. Além deste trabalho junto ao produtor rural, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve campanhas educativas nas escolas, levando conhecimento e ações positivas às nossas crianças, uma campanha importante contra queimadas que tanto incomoda e traz prejuízos a saúde e ao meio ambiente. Nossas praças, cartões postais da cidade estão sendo cuidadas e mantidas, um trabalho paisagístico que realizamos, plantando espécies de flores e árvores adequadas, e ainda buscamos arborizar nossas ruas, escolas e prédios públicos. 

     

    Rio Pomba não para, no Esporte, Lazer e Turismo nossa cidade continua investindo nos eventos e atletas municipais. Para se ter uma ideia, saltamos de 61 eventos em 2016 para 98 em 2018, são ações realizadas ou patrocinadas pelo município. A Secretaria promoveu o JERP, Copa Rio Pomba de Futebol Adulta, Sub 20, Sub 17, Veteranos, Copa Regional e os Programa Andarilhos, dentre os mais de 10 eventos apoiados estão o Festival de Atletismo, Festival de Vôlei, Copa Zico JEMG e os Passeios Ciclísticos que na última edição promoveu o Projeto Descaminho do Ouro, uma rota que estamos mapeando para incentivar o turismo em Rio Pomba e o ainda inovou com o 1º Pedalando Pela Vida, um incentivo a doação de sangue nas pré-inscrições, apenas neste evento recebemos mais de 600 atletas em nosso município. Outros projetos estão sendo desenvolvidos junto ao Instituto Federal como Escola de Basquete, Viva Vôlei e Programa de Treinos de Futebol, são mais de 20 atletas e equipes contemplados com a Lei Auxilio Esporte e ainda apoiamos mais de sete associações como Bike Clube, Pombense, Champion, Legendários através das subvenções.

     

    O setor de Administração está implantando avançadas tecnologias, profissionalizando o atendimento ao cidadão para melhorar cada vez mais o serviço público prestado em Rio Pomba! Em fase de treinamento, estamos implantando um sistema que vem sendo estudado desde o início da atual administração, é o ATENDE CIDADÃO, um canal de ouvidoria onde a população poderá realizar suas solicitações, sugestões e reclamações on-line. O aplicativo é georreferenciado e já dividido por setor, gerando assim no conforto da sua casa ou na palma da sua mão o protocolo de atendimento onde o cidadão poderá acompanhar o avanço do seu pedido, é mais transparência e agilidade, sua solicitação chegando rapidamente direto ao funcionário responsável. Mas para isso, foi preciso muito investimento tecnológico, novos computadores, organização de rede interna hoje 100% cabeada fibra ótica e treinamento dos funcionários gerando economia no consumo de internet e organização dos equipamentos e dos dados e arquivos do município. São realizações internas que o cidadão não vê, mas Rio Pomba hoje possuiu um sistema de Tecnologia de Informação - TI, criado em parceria com o Instituto Federal que ainda não existe em grandes cidades, motivo de orgulho para todos nós rio-pombenses. 

     

    E os avanços não param por aí... a administração 2017/2020 também investiu na frota de veículos, foram inúmeras conquistas, dentre elas uma van adaptada, ônibus escolares novos, veículos para transporte de pacientes para fora do município, máquinas agrícolas, tratores e implementos agrícolas como a roçadeira articulada que está agilizando o trabalho de manutenção das estradas vicinais e ainda implantamos o monitoramento dos veículos por GPS que nos dá o controle em tempo real da localização dos veículos, velocidade, estado de funcionamento e se necessário até interrompe-los. Estamos mantendo nossa frota organizada em vagas identificadas e realizando as manutenções periódicas como troca de óleo, pneus e estofamentos garantindo o conforto e a segurança dos cidadãos usuários.

     

    O nosso setor de Obras e Manutenções trabalha dia e noite atendendo as diversas necessidades locais, desde a revitalização de prédios públicos como escolas e praças, varrição de ruas, um trabalho inédito que está sendo realizado através do Projeto Ressocializar que utiliza detentos selecionados para o trabalho, um oportunidade para aqueles que querem retomar as suas vidas e para a cidade que reforça a mão de obra no dia a dia. Rio Pomba ainda conta com uma equipe que cuida da manutenção das redes de esgotos, coleta de lixo diurna e noturna. Implantamos o projeto Cidade Limpa com agendamentos para retirada de podas de árvores, entulhos e outros materiais. Na zona rural a equipe está dando show, nunca havia sido feito um trabalho como o que está sendo realizado hoje! Dentro da época planejada, estamos cuidando das estradas rurais, são diversas máquinas atuando, as equipes são divididas para atender nossas comunidades dentro do prazo. É realizado também um trabalho de encascalhamento, patrolamento com drenagem, poda de árvores, capina e roçagem, implantação de mata burros, revitalização e construção de diversas pontes como nas comunidades do São Lourenço, Mendes e Bom Jardim, todas em concreto armado garantindo a qualidade e segurança do transporte que utiliza nossas estradas vicinais. Outra obra importante foi a revitalização urgente da galeria na rua Péricles de Queiroz, uma obra realizada totalmente com recursos próprios onde fizemos a concretagem da parede e teto da galeria, compactação da via e o recapeamento asfáltico da rua afetada garantindo a segurança dos imóveis ao redor e o fim do transtorno. Finalizamos a obra de recapeamento asfáltico e drenagem nas Rua Dr. Bruno José Gonçalves, Felemon Torres, João Marcelino e na Av. Djanira Lucas Esteves próximo ao Instituto Federal, as avenidas ficaram bonitas e agradáveis, obras de estruturação da nossa cidade, garantia de conforto e ainda fizemos os asfaltamentos das ruas Dona Geralda Canônico, Matinha, que melhorou e facilitou o acesso e saída dos veículos por aquela região e de diversas outras ruas pela cidade, ações que visam manter o bom funcionamento do nosso trânsito.

     

    O Município de Rio Pomba segue assumindo as responsabilidades do Estado e mantém a cidade e os cidadãos sem sentir nenhum impacto da crise. Na Saúde estamos mantendo 100% do estoque de medicamentos, mais de R$ 1 milhão investidos em 2018 e 2019, no SIM SAÚDE consultas com especialistas e procedimentos de média complexidade continuam a acontecer com o financiamento direto dos cofres municipais, em 2016 foram atendidas apenas 889 pessoas, já no ano de 2018, foram mais de 2000 pessoas, um salto de mais de 100%, é um investimento de quase R$ 600 mil reais apenas nesta administração. Ampliamos os atendimentos dos PSFs, de pouco mais de 2000 visitas realizadas em 2016 para quase 5000 visitas em 2018, cobertura de 100% da população, inclusive na Zona Rural. Para manter o sorriso dos cidadãos estamos realizando o programa de Saúde Bucal com aumento dos atendimentos nas unidades e campanhas preventivas nas escolas. Seguimos investindo em campanhas de imunizações através dos programas de vacinação sempre com o foco nas metas propostas, sem medir esforços para atingir os objetivos e ainda sobre prevenção estamos realizando um trabalho árduo de combate ao mosquito aedes e estamos conseguindo controlar a dengue em nossa cidade, mesmo diante de surtos ao nosso redor. A equipe de endemias não para e mantém as visitas periódicas, realiza mutirões de limpeza, dedetizações e campanhas educativas nas ruas e escolas da cidade.

     

    Rio Pomba está em boas mãos com uma equipe técnica e profissional, seguimos seguros e convictos que através do planejamento e gestão vamos alcançar muitas outras melhorias para a nossa qualidade de vida. São quase 1000 dias de administração deste governo e ainda há muito trabalho a ser realizado... com o apoio da população seguiremos avançando porque juntos nós podemos mais!

     

    Município de Rio Pomba, 187 anos de emancipação!

    CONFIRA O VÍDEO



    COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA