07/08/2019 às 09:08:45
    Município de Rio Pomba realiza ações da campanha contra queimadas

O Município de Rio Pomba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, vem realizando uma série de ações na campanha contra as queimadas. Para conscientizar a população acerca dos riscos das queimadas para o meio ambiente e para a saúde, os servidores municipais estão organizando panfletagem e fixação de cartazes e faixas pelas ruas da cidade.

O ato de provocar queimadas em áreas urbanas, rurais ou florestais é crime de acordo com a Lei Federal 9.605, de 1998. A fumaça produzida pelas queimadas leva milhares de pessoas aos hospitais e postos de saúde. Isso acontece porque a fumaça é formada por vários gases nocivos, partículas de carvão, visíveis e invisíveis e outras inúmeras substâncias tóxicas, cancerígenas e mutagênicas.

Os que são atingidos pela fumaça estão propensos a desenvolverem diversas doenças, como ataques de asma, bronquite, rinite, sinusite, conjuntivite, otite, enfisema pulmonar e pneumonia, principalmente crianças e idosos. A seca e a umidade do ar acarretam alguns sintomas. Devido a esse período em que o ar se encontra muito denso, há um aumento nos casos de tosse, ressecamento nas narinas, resfriado nas crianças, falta de ar, e outros.

Quem queima está fabricando e espalhando gases venenosos, para si, e para milhares de pessoas que estarão respirando, incluindo idosos, mulheres grávidas e crianças, que poderão ficar doentes e ter complicações mais sérias, podendo levar a morte. Por isso, provocar queimadas é crime, mesmo que sejam de folhagens na frente da residência com intuito de limpar o quintal.

Não acenda esta ideia. É por você, pela sua família, por nós. #JuntosPodemosMais