Twitter Updates



     
    Espalhe por aí                  Visualizações: 132


    19/06/2019 às 11:16:25
    Exposição "Descaminho do Ouro" é prorrogada até dia 28 de junho. Confira!

    créditos:

     O Município de Rio Pomba prorrogou a exposição “Descaminho do Ouro” até o dia 28 de junho. Os interessados podem conhecer a mostra que está exposta no Museu Histórico de Rio Pomba, situado à Rua Domingos Inácio, 28 – Centro. De segunda a sexta-feira a exposição pode ser visitada de 9h às 12h30 e de 13h30 às 18h e no sábado, dia 22 de junho, de 9h às 12h.


    A exposição conta com o apoio do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e busca resgatar a história de nossa cidade e região. A rota histórica e cultural do projeto “Descaminho do Ouro” perpassa ao longo de diversas cidades da região, incluindo Rio Pomba. O trajeto, embasado em documentos datados do período colonial, era utilizado como rota alternativa objetivando o contrabando do ouro, em paralelo aos caminhos da Estrada Real.


    As trilhas e picadas desses sertões foram utilizadas pelos contrabandistas, a exemplo do lendário “Mão-de-Luva”, bandoleiro que fora caçado e preso pela capitania de Minas Gerais, em diligência comandada pelo Sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho, que contou, inclusive, com a participação direta do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.


    Contamos com a visita de todos. #JuntosPodemosMais


    COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA