24/05/2019 às 15:52:17
    Município de Rio Pomba e Departamento de Agricultura e Ambiente do Campus Rio Pomba exibem filme Caminho do Mar

O Município de Rio Pomba e o Departamento de Agricultura e Ambiente do IF Sudeste MG Campus Rio Pomba exibiram o filme “Caminho do Mar”, nesta quarta-feira para alunos, professores, servidores do IF e demais interessados.

O filme, produzido Juliana de Carvalho (Bang Filmes) e com direção de Bebeto Abrantes, retrata a atual situação do rio Paraíba do Sul, unindo poesia e beleza, ao mesmo tempo em que cumpre a missão de trazer para o debate político e popular o futuro do Paraíba do Sul, para talvez alterar o curso dessa história.

O documentário Caminho do Mar é um olhar de entendimento e reflexão sobre os riscos em que vivem as águas, a fauna e os seres humanos da vasta região do rio Paraíba do Sul. Através das lentes de Andrés Boero Madrid e trilha sonora original de João Viana, o espectador mergulha nas águas do rio e se banha de conhecimento sobre sua importância histórica, econômica e riqueza humana.

O rio que nasce na Serra da Bocaína, desliza em meio às Serras do Mar e da Mantiqueira, é o rio dos escravos, do jongo, dos pescadores, dos milagres de Nossa Senhora Aparecida. O rio que escoa riquezas, que abastece cidades e enfrenta a dura realidade da perda de sua força, volume e vitalidade. O Caminho do Mar não quer apontar culpados, mas sim fazer um grito de alerta contra o descaso das autoridades, frente ao desastre ambiental que acontece diariamente com nossos recursos naturais.

Fotos: Comunicação IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba

#JuntosPodemosMais