15/05/2019 às 09:40:29
    Conheça o programa Cadastro Único

O Cadastro Único é um programa para famílias de baixa renda podem acessar serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e outras políticas públicas dos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Quem pode se cadastrar? Qualquer família pode se inscrever, mas o cadastro é feito preferencialmente para as famílias que possuem renda total de até 3 salários mínimos ou meio salário por pessoa na residência.

Documentos necessários: documentos pessoais de todos da residência e também comprovante de residência e comprovante de renda de todos que trabalham formalmente.**

CPF, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor; Comprovante de renda; Comprovante de residência.

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por declarar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

Onde se cadastrar: os interessados podem se cadastrar no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado à Rua Messias Pereira Bahia, 81, bairro Prefeito Geraldo Homem de Faria, de segunda a sexta-feira de 08h às 11h e das 13h às 17h.

Possíveis benefícios: diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

• ​​Programa Bolsa Família
    • Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)/LOAS
    • Programa Minha Casa, Minha Vida
    • Carteira do Idoso
    • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
    • Aposentadoria para pessoa de baixa renda
    • Programa de Cisternas
    • Tarifa Social de Água e Energia Elétrica*
    • Passe Livre para pessoas com deficiência
    • Isenção de Taxas em Concursos Públicos
    • ID Jovem

*Para a Tarifa Social de água e luz é necessário que a renda per capita seja de até meio salário mínimo. O desconto pode variar entre 10 e 65% sobre o valor do consumo mensal. O CRAS é responsável apenas pelo cadastro, sendo a concessão do benefício liberada diretamente com a companhia de água ou energia.

**Toda mudança de endereço ou de renda deve ser informada para que o Cadastro Único da família seja atualizado e ela permaneça fazendo jus aos benefícios.

Mais informações através do telefone (32) 3571-1707. #JuntosPodemosMais