24/01/2019 às 09:51:33
    Município de Rio Pomba realiza diversas ações de combate à dengue. Faça a sua parte!

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG), o Município de Rio Pomba foi classificado como média incidência de casos prováveis de dengue. A situação é preocupante e a Administração Municipal vem tomando todas as medidas possíveis para conter a epidemia. No entanto, a população também deve se conscientizar e colaborar com o trabalho do poder público. De acordo com pesquisas, mais de 80% dos focos estão dentro das residências. É necessário, portanto, um trabalho conjunto para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.

O Município de Rio Pomba está realizando uma série de ações preventivas. Dentre as medidas, estão a campanha de conscientização da população; mutirão de limpeza, com objetivo de identificar e retirar das casas de rio-pombenses objetos, lixos e entulhos que possam acumular água e se tornarem possíveis criadouros do mosquito; e uma série de bloqueios ao redor das residências de pacientes com casos suspeitos de dengue.

Além disso, o Secretário Municipal de Saúde Gilberto dos Santos participou, no último dia 23 de janeiro, de uma reunião com o Comitê Regional de Enfrentamento de Agravos Epidemiológicos, na cidade de Ubá, com a direção da GRS. Na ocasião, foi aprovada mais uma ação de combate à dengue: a realização do Ultra Volume Baixo (UBV) pesado, uma versão mais forte do fumacê para combate ao mosquito Aedes aegypti. A tabela de horários e locais está sendo divulgada no site e redes sociais da Prefeitura de Rio Pomba. A orientação é para que nos horários indicados, os moradores deixem as janelas abertas e cubram vasilhames de água e gaiolas de pássaros.

#JuntosPodemosMais