04/06/2018 às 10:18:33
    Se inscreva no Cadastro Único e tenha descontos na tarifas de água e luz

Quer pagar mais barato nas tarifas de água e luz? Compareça ao CRAS Rio Pomba e se inscreva no Cadastro Único (CadÚnico).

Para ter acesso a Tarifa Social de água e luz é necessário que a família tenha renda de até meio salário mínimo por pessoa. O desconto pode variar entre 10 e 65% sobre o valor do consumo mensal. O CRAS é responsável apenas pelo cadastro, sendo a concessão do benefício liberada diretamente com a companhia de água ou energia.

Para que serve o CadÚnico?

Para que as famílias de baixa renda tenham acesso a serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social dos Governos Municipal, Estadual e Federal.

Quem pode se cadastrar?

Qualquer família pode se inscrever, mas o cadastro é feito preferencialmente para as famílias que possuem renda total de até 3 salários mínimos ou meio salário por pessoa.

Como se cadastrar?

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por declarar as informações de todos. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

O que precisa levar?

Documentos pessoais de todos da residência e também comprovante de residência e comprovante de renda de todos que trabalham formalmente.

Onde eu posso me cadastrar?

Os interessados podem se cadastrar no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado à Rua Messias Pereira Bahia, 81, bairro Prefeito Geraldo Homem de Faria, de segunda a sexta-feira de 12h às 17h.

Quais benefícios eu posso ter acesso?

• ​​Programa Bolsa Família

• Programa Minha Casa, Minha Vida

• Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental

• Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​

• Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

• Carteira do Idoso;

• Aposentadoria para pessoa de baixa renda;

• Programa Brasil Carinhoso;

• Programa de Cisternas;

• Telefone Popular;

• Carta Social;

• ProJovem Adolescente;

• Tarifa Social de Energia Elétrica;

• Passe Livre para pessoas com deficiência;

• Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Toda mudança de endereço ou de renda deve ser informada para que o CadÚnico da família seja atualizado e ela permaneça fazendo jus a concessão do benefício.

Município de Rio Pomba, #JuntosPodemosMais