Twitter Updates



     
    Espalhe por aí                  Visualizações: 935


    18/12/2017 às 12:02:19
    HISTÓRIA DE RIO POMBA

    Berço da Civilização da Zona da Mata Mineira
    créditos:

    A Freguesia de São Manoel do Pomba foi criada por provisão régia de Dom João V, em 16 de fevereiro de 1718. Durante a primeira metade daquele século, a região do rio Pomba foi palco de diversos encontros violentos entre os índios das tribos Croatos (Coroados), Cropós e expedições exploradoras, destacando-se a do Capitão Inácio de Andrade, que a percorreu em 1750, fundando uma roça com um pequeno destacamento militar.

     

    A partir da segunda metade do século XVIII, ocorreram mudanças na política de atuação, junto aos índios da região. O então governador Luiz Diogo Lobo da Silva determinou a criação de uma missão catequética, designando para este fim o Padre Manoel de Jesus Maria, vigário encomendado da matriz a ser erguida, por provisão, em 2 de setembro de 1767. A expedição organizada contou com a participação do Capitão Francisco Pires Farinho, a quem coube o governo civil dos nativos, seu irmão Manoel Pires Farinho, e alguns índios pacificados para servirem de tradutores. Em 25 de dezembro de 1767, deu-se posse à freguesia, quando foi lavrada a ata de acontecimento.

     

    A Freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio Pomba e Peixe dos Índios Cropós e Croatos foi declarada colativa pela resolução Régia e Consulta da Mesa de Consciência e Ordens de 15 de junho de 1771. Pela carta de apresentação, de 13 de outubro de 1771, o vigário Manoel de Jesus Maria foi promovido a colado, instituído em 23 de abril de 1772. Nesta época o povoado já possuía uma escola de primeiras letras e de doutrina, na qual o vigário era auxiliado por seu parente, José Crisostomo de Mendonça.

     

    Pela resolução da Regência de 13 de outubro de 1831, a povoação de São Manoel do Pomba foi elevada a vila, sendo o pelourinho implantado no dia 25 de agosto do ano seguinte (1832). A elevação à categoria de cidade se deu pela lei nº 881 de 6 de junho de 1858, quando passou a chamar-se “Pomba”. A denominação vigente da cidade e do município ocorreu por lei nº 336 de 28 de dezembro de 1948. Desde então, ocorreram várias alterações na composição do município que se constitui, atualmente, apenas do distrito – sede. Hoje, Rio Pomba é conhecida carinhosamente como a “Cidade Sedução” e “Berço da Civilização da Zona da Mata Mineira”, por dar origem a 73 municípios da região.

     

    Fundado em 25 de dezembro de 1767

    Emancipado em 25 de agosto de 1832

     

     

    Comemoração dos 250 anos de fundação

    25 de dezembro de 2017

     

    Foto: Rio Pomba vista do Bairro Mutirão

    COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA