07/12/2017 às 11:40:17
    PARTICIPE DA SEMANA NACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO POMBA

A Semana Nacional do Produto Orgânico acontece em todo o Brasil e é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento é organizado todos os anos para oferecer informações à sociedade quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos.

Em Rio Pomba a Semana Nacional de Produtos Orgânicos acontece entre os dias 11 e 16 de dezembro de 2017. O evento é fruto da parceria entre o Município de Rio Pomba e o IF Sudeste - Campus Rio Pomba. A campanha, inédita na cidade, terá início no dia 11 de dezembro com palestras voltadas para as escolas e para grupos de convivência do CRAS.

No dia 14, acontece o Workshop Orgânico, às 19h30, na Câmara Municipal de Rio Pomba. O evento abordará os temas “A Importância dos Alimentos Orgânicos”, através da palestra de José Luiz Paixão, doutor em Ciências Veterinárias pela UFRRJ, membro titular da Comissão de Produção Orgânica de Minas Gerais e do Grupo de Trabalho de Agroecologia do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável; além disso o fiscal agropecuário estadual e mestre em Agricultura Orgânica, Jeferson Paes dos Santos irá ministrar a palestra sobre “O Processo de Certificação Orgânica”. A programação ainda se estende até o dia 16, quando junto a Feira Livre de Rio Pomba, será realizado a Feira de Produtos Orgânicos, a partir das 08h, na Praça Ministro Odilon Braga, ambas as atividades no centro de Rio Pomba.

A expansão da produção e consumo de produtos orgânicos vem acontecendo num ritmo cada vez maior, pelo crescimento da consciência e preocupação da sociedade com a qualidade dos alimentos que consome e, também, com o impacto dos processos produtivos sobre o meio ambiente. Por isso, é cada vez mais comum encontrar espaços de comercialização ofertando produtos orgânicos, sejam eles frescos, industrializados ou como ingredientes de cardápios de restaurantes.

Uma vez que o produto orgânico é o resultado de um sistema orgânico de produção, não há como garantir a qualidade orgânica sem a adoção de procedimentos que possibilitem a identificação e a rastreabilidade desses produtos do campo até a mesa. Para isso é fundamental que todos os participantes dessa grande rede entendam e cumpram o seu papel. Isso se torna cada vez mais importante já que a ampliação da demanda e valorização do produto orgânico vem fazendo com que pessoas gananciosas e sem escrúpulos passem a comercializar produtos convencionais como se fossem orgânicos.

Para ajudar a que todos compreendam como podem se proteger de fraudes e contribuir para garantir a qualidade orgânica dos produtos comercializados é que o Ministério da Agricultura, junto com os demais parceiros no âmbito federal, estadual e municipal, escolheu para o tema da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos deste ano “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!”.

O consumo de Alimentos Orgânicos é mais saudável para quem consome, para quem cultiva e para o planeta. Os alimentos são mais nutritivos, saborosos, sem venenos e sua produção colabora para melhorar a vida dos agricultores familiares e do meio ambiente.

CONFIRA O VÍDEO